• OAB Sorocaba

Subseção zera déficit mensal

Medidas colocadas em prática pela Tesouraria, já apresentam bons resultados e garantem benefícios aos inscritos

Um dos pilares da gestão que assumiu em janeiro o comando da subseção Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o saneamento das finanças da entidade já apresenta bons resultados. Passados seis meses da posse, o trabalho da tesouraria, que tem à frente o advogado Fábio Souza, tomou por base, como ele próprio afirma, “rigorosos processos de fiscalização, a padronização da prestação de contas e a prática da austeridade”. Aqui, nesta entrevista, Souza faz um balanço da situação financeira da subseção.

Já passamos da primeira metade do ano. Foi possível cumprir as metas assumidas pela nova diretoria da subseção em relação às finanças da entidade?

Fábio Souza - Sem dúvida. Já podemos, depois de analisadas as primeiras medidas adotadas pela Tesouraria, observar reflexos positivos por conta da inovação do trabalho. Eu destacaria a mudança de conceito e a forma mais firme de atuação que encampamos para alcançar os objetivos.

Comparativamente ao exercício anterior, como estariam as finanças da subseção?

Fábio Souza – Quando assumimos as contas da subseção, nos deparamos com um grande déficit mensal, da ordem de R$ 7 mil. Esse número indicava que nossa sobra de caixa não seria capaz de suportar sequer o primeiro semestre de 2.019.

Ao implementarmos novas rotinas de trabalho, rigorosos processos de fiscalização, padronizamos nossa prestação de contas e realizamos um grande esforço de austeridade, em busca por fonte alternativas de receitas. Com isso, conseguimos zerar o déficit mensal em menos de 90 dias. Cabe destacar que essa situação se prolongava por mais de três anos e consumiu quase que a totalidade dos recursos próprios da Subseção.

A inadimplência da classe sempre foi um dos gargalos das gestões não apenas da Subseção de Sorocaba. Como o assunto foi tratado?

Fábio Souza - Realizamos um esforço inédito e ímpar com vistas a conter a crescente inadimplência dos advogados inscritos em nossa Subseção. Assim, em parceria com a Seccional São Paulo, estamos trabalhando em soluções personalizadas e voltadas à necessidade dos colegas de modo que consigam eles regularizar as pendências.

Outra proposta da diretoria eleita tinha como premissa a transparência das ações trabalhadas. No que se refere às finanças da subseção, isto também terá aplicação?

Fábio Souza - Com absoluta certeza. Apresentaremos nos próximos meses o novo portal da transparência com gastos e despesas em tempo real, de modo a facilitar o acesso à informação aos advogados, que anteriormente aguardavam a vinda de informações com periodicidade apenas mensal.

Já é possível constatar os resultados dessas primeiras medidas?

Fábio Souza – Sim. A zeladoria de nossas instalações tem sido priorizada, especialmente com a revitalização do espaço de lazer de nossa unidade principal, agora com uma amplo pátio de eventos, restauração das pinturas, reforma dos sanitários. Em breve anunciaremos outras ações. Só destacaria, para concluir, que estamos cientes da iniciativa do Conselho Federal da OAB de zerar o pagamanto das anuidades e apoiamos firmemente a iniciativa; porém, enquanto ainda não implementada a medida, queremos que os colegas advogados resgatem o sentimento de pertencimento à OAB. Para tanto, estamos fazendo valer a força de nossa entidade e sua marca para ampliar o leque de parcerias que irá oferecer vantagens competitivas e benefícios aos profissionais inscritos.

#oabsorocaba #oabparatodos #gestãofinanceira

© 2019 Por OAB Sorocaba.