© 2019 Por OAB Sorocaba.

Buscar
  • OAB Sorocaba

Uma das corridas mais tradicionais de Sorocaba foi criada por Advogados

A Corrida Legal OAB Sorocaba realiza sua oitava edição em 2019. Confira como tudo começou!


A corrida / caminhada da 24ª Subseção, idealizada pelo ex-praticante da modalidade, o advogado Alexandre Moreira de Ataíde, foi projetada inicialmente para o mês de maio de 2012, mês que faria parte das celebrações de Santo Ivo, Padroeiro da Advocacia. Inclusive, na ideia preliminar o evento seria denominado “Corrida / Caminhada de Santo Ivo”.

Em virtude das dificuldades que um evento daquela magnitude apresentava, até por ser o primeiro, a Comissão de Esportes resolveu, por bem, adiar para o mês do advogado, aproveitando o evento saudável da subseção “Caminhada Legal” que já acontecia em anos anteriores, exclusivamente, para os advogados.

Assim, a Comissão de Esporte e Lazer da 24ª Subseção, sob a presidência e coordenação do Dr. Adriano Martins, que também tinha como membros atuantes os Drs. Eliederson Foramilgio e João Moreira de Ataíde, realizou a primeira edição da “Corrida/Caminhada Legal OAB Sorocaba” no dia 12 de agosto de 2012 (domingo, dia dos pais), em um desafiador percurso de 6 quilômetros de corrida, elaborado de forma temática, passando por pontos de labuta diária dos advogados (Fórum Estadual, Prefeitura e Justiça do Trabalho). Marco importante do evento, a Casa da Advocacia foi estabelecida como local de retorno da caminhada de 3 quilômetros.

A entidade organizadora do evento foi a Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP), com Apoio da CAASP e patrocínio de Rudell Sports, Assessoria Contábil Real e Waltão Seguros.

O objetivo da criação, além da comemoração ao dia do advogado, foi oferecer oportunidade de lazer, congraçamento e incentivo ao esporte e atividade física saudável aos advogados e familiares, bem como para toda a população em geral.

Com enorme sucesso, inclusive, recebendo colegas advogados de outras cidades, a segunda edição seguiu no ano de 2013 no mesmo formato arrecadando leite em pó para entidades assistenciais. Por “exigência” dos participantes, no ano de 2014, a corrida passou a ter 2 percursos, o ”hard” de 11 quilômetros e outro “leve” de 5,5 quilômetros, nunca deixando de lado a saudável caminhada de 3 quilômetros, principalmente para as famílias.

Sempre buscando incentivar a classe na participação, todas as corridas ofereciam premiação exclusiva para advogados e advogadas, além de equipe/assessoria mais numerosa, onde a OAB obtinha destaque.

Com uma comissão de esportes atuante, na 3ª edição em 2014, a Corrida / Caminhada legal foi a pioneira em oferecer aos participantes da modalidade de Sorocaba, duas novidades que posteriormente transformaram-se em coqueluche nas demais corridas da cidade, massagem pós prova (Senac) e música ao vivo (Banda Bellantaines). Ano após ano, a Corrida Legal aumentou seus números de inscritos e patrocinadores. Nos últimos 3 anos, se consolidou como uma das provas mais concorridas e aguardadas do calendário esportivo sorocabano. Ao todo, já reuniu mais de 10.000 corredores e a edição de 2019 promete ser mais um sucesso!

Vale ressaltar que a Corrida Caminhada Legal da OAB Sorocaba, tem percurso exclusivo e está incluída no calendário de corridas de rua do município, fazendo parte das comemorações do mês do advogado. Como esporte que mais cresce no pais, o pedestrianismo não apresenta regressão, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade e classe social.

39 visualizações